Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O retrato de uma geração


Observe as fotos destas páginas. Qual dos jovens simboliza melhor os hábitos, os valores, as aspirações e o ponto de vista de 28 milhões de brasileiros entre 15 e 22 anos? Escolhemos publicar muitas imagens para, dessa forma, expressar a diversidade de estilos visuais, que é uma das marcas da juventude atual. Para entender o que significa ser jovem hoje no Brasil, VEJA consultou estudos acadêmicos e pesquisas de opinião pública de abrangência nacional, entrevistou especialistas e – o que foi mais revelador – conversou com adolescentes. O retrato que emerge é inesperado em muitos aspectos. Comparemos, por exemplo, o estereótipo do garotão que não liga para nada e o resultado das enquetes realizadas com adolescentes sobre seus planos para o futuro. O que se descobre é que os sonhos dessa geração estão relacionados à carreira e aos estudos. A maioria sabe que terá de estudar muito e se preparar arduamente para enfrentar a concorrência no mercado de trabalho.
A primeira geração de adolescentes do século XXI está amadurecendo num país muito diferente daquele das gerações anteriores. O Brasil está pronto, em vários sentidos, para o mundo moderno. Dispõe de um parque industrial evoluído, é integrado por um sistema de comunicações por satélite e as disparidades culturais regionais são bem menores que as existentes nas décadas de 60 e 70. É também um país em que a população urbana superou a rural com larga folga. Os jovens de hoje constituem um reflexo da vida em cidades grandes e metrópoles, rica em termos de produção cultural e oportunidades. Estão inteiramente à vontade no mundo tecnológico. São os brasileiros mais bem informados de todos os tempos, e sua maneira de pensar e agir foi influenciada desde o jardim-de-infância pelo mundo veloz e multifacetado da tecnologia. Isso tudo dá a essa juventude características inéditas e fascinantes.
Para pautar a presente edição especial, VEJA adotou como critério dividir as matérias de acordo com os temas de maior interesse dos adolescentes. E, por certo, também aqueles que mais preocupam seus pais. Esse elenco de assuntos corresponde ao apurado em perfis de comportamento realizados por instituições especializadas, na opinião de nossos consultores e nas entrevistas diretas feitas com jovens de todo o país. O conjunto é um retrato como poucas vezes se traçou de uma geração. Foi pensado para que o adolescente disponha de informações que o ajudem a refletir e ir em frente com o processo de amadurecimento. Para os pais, é uma oportunidade de olhar para dentro do mundo dos filhos.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário